Toda articulação tem limites anatômicos. Eles funcionam como um freio que nosso corpo impõe para aquele segmento não ultrapassar o limite ideal para executar bem determinada funcionalidade do corpo.
A articulação temporomandibular (ATM) possui um freio para abertura, que é o próprio lábio, o ligamento posterior do disco e alguns músculos, e também um freio para fechamento, nossos dentes, assim que eles entram em contato para a boca se fechar.
Quando perdemos um ou mais dentes, isso afeta todo nosso maxilar e a forma de fechamento da boca, podendo ocasionar dores e disfunção na ATM.
O ideal, nesse caso, é procurar um dentista e providenciar a substituição. Caso muito tempo tenha se passado, um fisioterapeuta deverá ser acionado afim de recuperar a propriocepção (percepção espacial) da mordida, que pode causar dor e perda de função para mastigar, falar e até problemas respiratórios.
Isso acontece pois quando colocamos um alimento na boca, conseguimos identificar seu tamanho e textura. No entanto, quando perdemos a propriocepção, perdemos também essa sensibilidade.