Baropodometria e Palmilhas
A baropodometria, conhecida popularmente como teste da pisada, é um exame fundamental para auxiliar na confecção de palmilhas posturais ou esportivas.
É bem comum, no nosso dia-a-dia como Instituto, pacientes de baropodometria relatarem que compraram tênis específico para suas pisadas após realizarem “teste da pisada” em lojas de calçado, mas não sentiram os benefícios, como melhora de conforto, aumento de performance ou diminuição de dores.
Normalmente, utilizamos o termo “teste de pisada” para falar da baropodometria computadorizada, mas os exames realizados em clínicas, por fisioterapeutas, são completamente diferentes dos testes realizados em lojas.
Quais as principais diferenças entre a baropodometria computadorizada e os testes de pisada em lojas de calçados?
1) A plataforma de coleta. As plataformas utilizadas em testes de loja são mais simples e possuem menor número de sensores; quanto maior a quantidade de sensores, mais preciso será o resultado.
2) A velocidade de captação desses sensores também é fundamental para que, durante um teste dinâmico, tenhamos maior facilidade na interpretação dos dados.
3) A qualidade do programa utilizado na interface com a plataforma é determinante para a análise dos dados. Quanto mais informação e mais correlação de postura x pisada o programa fornecer, maior a chance de diagnosticar alterações significativas.
É muito comum usarmos um tênis que não está de acordo com a nossa pisada. Ou temos o tênis certo, mas ainda assim ele não consegue neutralizar sobrecargas durante atividades físicas. O exame de baropodometria, aliado ao uso de palmilhas sob medida corretas, ajudam a melhorar a distribuição de peso e pressão durante as fases da pisada, dando mais conforto durante a atividade, diminuindo dores e aumentando performances esportivas.