Bruxismo, será que a fisioterapia pode ajudar?

O bruxismo, e o briquismo são alterações comuns relatadas nos consultórios de odontologia. O que poucas pessoas sabem é que o Fisioterapeuta e outros profissionais da saúde podem ser efetivos no tratamento dessas condições

O tratamento dessa disfunção comportamental tem que ser amplo e pode envolver, além da fisioterapia, fatores nutricionais.

Devido à causa multifatorial, não existe até o presente momento um método específico de tratamento. Como acontece geralmente de modo involuntário e inconsciente, o seu controle é dificultado.

Bruxismo

As pessoas que têm bruxismo, conhecido popularmente como ranger dos dentes, podem ser divididas em dois grupos com necessidades de abordagem diferentes: os que apresentam bruxismo e sintomas de disfunção temporomandibular e os com bruxismo e assintomáticos.

O primeiro passo é orientar e conscientizar o paciente da presença desse hábito parafuncional, suas causas, para que então se possa relacioná-las ao quadro, e de como o dentista e o fisioterapeuta podem ajudá-lo.

Existem as medidas de controle dos sintomas, como o reajuste da oclusão, uso de placa oclusal, fisioterapia, psicoterapia e algumas vezes, o uso de medicamentos. Além disso, fatores de déficits nutricionais, podem estar associados a esse tipo de disfunção comportamental.

A Fisioterapia se mostra bastante eficaz no controle dos sintomas do bruxismo como dor e tensão muscular, dores de cabeça, utilizando-se de terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, eletroterapia, laserterapia, calor, acupuntura, assim como técnicas específicas para o tratamento das disfunções temporomandibulares, reeducação da postura e demais desarmonias comumente associadas ao bruxismo.

Tem dor na ATM ou bruxismo?

[accordion autoclose=”true” openfirst=”false” clicktoclose=”true” usebuttons=”true”]
[accordion-item id=”ver-fone1″ class=”ver-telefone” state=”closed” title=”MARQUE SUA CONSULTA”]DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888[/accordion-item]
[/accordion]

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.