Fisioterapia esportiva para praticantes de corrida

Fisioterapia esportiva especializada em corrida? A corrida tem se tornado um dos esportes que mais cresce no mundo. Com a popularização da atividade, cresceu também a diversidade de praticantes, que vão desde corredores amadores sem orientação, até ultramaratonistas, com equipes multidisciplinares para garantir o alcance de melhores resultados.

É importante, no entanto, que façamos um alerta sobre a necessidade de, ao começar a correr, buscar orientação de um fisioterapeuta esportivo, para que ele identifique meios para evitar as lesões mais frequentes aos corredores, já que as exigências mecânicas e nutricionais são diferentes para cada tipo corredor e cada tipo de corrida.

Um trabalho de prevenção de lesões para corredores pode incluir o controle de inflamações e exercícios para melhorar a flexibilidade, força e controle neuromuscular de forma geral, mas tudo isso respeitando a individualidade e a especificidade de cada praticante, seja ele amador ou profissional. Afinal, em um esporte onde os praticantes são tão diferentes, isso é fundamental.

Um fisioterapeuta esportivo vai considerar uma abordagem mais global na relação corrida-lesão, que inclui a aptidão física do corredor, habilidades, objetivos, nutrição, hábitos de sono e, inclusive, erros que o corredor possa estar cometendo no seu treinamento, como, por exemplo, excessos, em velocidade e tempo. Curiosamente, esses são responsáveis por mais de 70% das lesões de corrida, demonstrando claramente a importância de orientações corretas para a prática esportiva.

Poucos são os aspectos na corrida que podem ser adotados por todos os grupos indiscriminadamente, como diminuir o deslocamento vertical excessivo e evitar a aterrissagem com o pé bem à frente do centro de massa (overstriding). Esses exemplos aumentam as demandas mecânicas durante a corrida, amplificando o gasto energético e a chance de lesão. De resto, a orientação individualizada ainda é o melhor caminho.

Nossa orientação, no Instituto RV, é para que analisemos cada vez mais o corredor, e não a corrida, para verificar as individualidades e a pré-disposição de cada praticante, sendo, dessa forma, possível prescrever a melhor profilaxia e o melhor tratamento.

Quer se livrar das lesões? Venha fazer a fisioterapia esportiva no Instituto RV!

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.