Ruptura do Manguito Rotador

As lesões no ombro, principalmente as do “famoso” manguito rotador, atingem principalmente mulheres acima de 40 anos e é a segunda maior causa de consultas ortopédicas perdendo apenas para a dor lombar.

O suprimento sanguíneo deficitário dos músculos do ombro são um dos principais fatores para desenvolvimento de dor e lesão. Além disso, o trauma, impacto e o atrito entre as estruturas são também fatores considerados como causadores da lesão do manguito rotador.

Ruptura do Manguito Rotador

O tratamento conservador com fisioterapia e medicação costumam ser eficiente nos primeiros episódios de dor e por isso a importância de procurar logo um profissional. O tratamento deve ser feito através de exercícios específicos e técnicas de terapia manual. Tratamentos passivos como “choquinhos”, ultrassom e infravermelho não apresentam bons resultados.

Em alguns casos pode ocorrer a ruptura completa dos tendões do manguito rotador. Nesses casos, o tratamento cirúrgico geralmente é indicado e o tratamento pós-operatório pode se prolongar por meses.

Porém, alguns estudos estão mostrando que mesmo no caso de Ruptura Total a fisioterapia pode recuperar o paciente da mesma forma que a cirurgia. Um exemplo é o estudo publicado pela Journal of Shoulder and Elbow Surgery (Revista Médica de Cirurgia Americana) onde os pacientes com ruptura COMPLETA do manguito rotador foram acompanhados por 5 anos. Os pacientes foram submetidos a 3 meses de tratamento conservador, de forma precoce após a lesão, e após 5 anos apresentavam a mesma condição de quem fez cirurgia de ombro.

Fica claro que, nas rupturas COMPLETAS de manguito rotador, o paciente pode optar por qualquer um dos tratamentos (cirúrgico ou não cirúrgico) que o desfecho vai ser o mesmo.

O tratamento para o manguito rotador é sem cirurgia e com poucas sessões

No Instituto RV os atendimentos são individuais e o paciente é tratado de por profissionais experientes que utilizam protocolos específicos de atendimento, diminuindo o tempo de recuperação e aumentando a chance de um bom resultado.

Quer melhorar a dor do ombro?

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.