Músculos estabilizadores da coluna vertebral

Os músculos abdominais são os estabilizadores globais da coluna vertebral e são essenciais no auxílio do movimento do tronco. Eles são responsáveis por movimentos mais amplos e participam dos movimentos de flexão e rotação da coluna.

Durante anos os tratamentos para dor nas costas foram baseados no controle, ativação e relaxamento desses músculos mas atualmente sabemos que eles são apenas uma parte de todo o processo de reabilitação do paciente.

Músculos estabilizadores da coluna

Os músculos mais profundos, como o transverso do abdômen e o mutifídussão estabilizadores locais, e têm como função controlar movimentos de translação e cisalhamento das vértebras. São protetores essenciais para todos os componentes que envolvem a unidade vertebral e também devem ser levados em consideração durante o tratamento de coluna.

Alguns estudos mostraram que, em situações de dor aguda ou crônica, os músculos profundos perdem a capacidade de contração antecipatória ou contraem com atraso.

Dessa forma a coluna se movimenta sem a proteção dos músculos estabilizadores da coluna.

CORE

Isso é comum em atividades como:

  • Levantar uma carga;
  • Espirrar ou tossir;
  • Realizar trocas posturais (de sentado para em pé, por exemplo).

As pessoas que perdem essa capacidade de gerar contração antecipatória possuem um tendência maior em ter dor nas costas devido ao aumento da força de cisalhamento entre as vértebras. Por isso, em casos de instabilidade vertebral, é fundamental treinar também os músculos estabilizadores da coluna vertebral.

Até mesmo atletas com muita força do reto abdominal pode ter fraqueza dos músculos profundos.

Não são todos os exercícios abdominais que ativam esses músculos profundos. A contração efetiva deles é feita através da técnica de Estabilização Segmentar Vertebral (ESV). A ESV consegue recuperar a ativação normal desses músculos, diminuindo a dor e fazendo com que a recidiva ocorra com menor frequência.

Agende sua consulta agora!

O tratamento RCV do Instituto RV já ajudou mais de 17 mil pacientes com dor nas costas.

Tratamento Músculos estabilizadores da coluna​

A ESV é uma das técnicas do RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, tratamento não cirúrgico da coluna vertebral utilizado pelo Instituto RV desde 2010 e que já ajudou mais de 17 mil pacientes com dor nas costas e muito efetiva para quem procura trabalhar os músculos estabilizadores da coluna.

O programa foi elaborado por meio da combinação de diversas técnicas de tratamento existentes para a coluna, e geralmente usadas de formas independentes. Isso é de fundamental importância já que a dor nas costas tem diferentes origens e portanto, diferentes ferramentas devem ser utilizadas em cada caso.

A avaliação do RCV é feita através de muitos testes clínicos e funcionais que identificam a origem da dor. Dessa forma, os profissionais conseguem determinar a melhor técnica de tratamento para cada caso, diminuindo assim o tempo de tratamento.

O RCV é:

  • Rápido (são programas de no máximo 10 sessões)
  • Individual (1 fisioterapeuta por paciente)
  • Cientificamente comprovado (fisioterapia baseada em evidências científicas)
  • Baseado no auto tratamento (paciente aprende como gerenciar sua dor, evitando assim a recidiva após a alta)
  • Feito através de exercícios específicos e técnicas de mobilização (totalmente diferente das clínicas de convênio)
  • Estimula o retorno do paciente para suas atividades cotidianas e esportivas de forma precoce (sem dor)

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.

Clique aqui para ver a unidade mais próxima ou localize no mapa abaixo:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?