Pilates x RPG x RCV. Qual a diferença entre eles?

Segundo estimativa da OMS, 80% da população do planeta já teve ou terá dor na coluna ao menos uma vez na vida. Qual o melhor tratamento? Pilates x RPG x RCV?

Dores na coluna, má postura, sedentarismo, você sabe qual é o melhor tratamento para o seu tipo de problema? Hoje existem alguns tratamentos que podem auxiliar na melhora do seu diagnóstico e muito se tem falado do Pilates, RPG e RCV (exclusivo do Instituto RV), mas você sabe o que são esses tratamentos e para que eles servem?

Pilates x RPG x RCV

Afinal, qual escolho? Pilates x RPG x RCV

Diante da confusão que as pessoas fazem entre Pilates x RPG x RCV, o Instituto RV, especializado em fisioterapia ortopédica com foco no tratamento de coluna, esclarece o que são eles.

De acordo com Caio Marengoni, o Pilates é uma técnica que consiste em tratamento fitness, que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora.

As atividades realizadas pelo pilates são indicadas como extensão do tratamento de coluna, nas quais o fisioterapeuta utiliza aparelhos para promover ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura global da coluna, que tem a função de promover a estabilização e boa postura, também aumenta o condicionamento físico e força sem gerar lesão por posturas inadequadas.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um tratamento individual onde o fisioterapeuta utiliza os conceitos de cadeia muscular e aplica técnicas e exercícios com o objetivo de melhorar a postura e dor do paciente. Trabalha a globalidade do corpo e, portanto, trata as dores e a má postura através de sessões que englobam todas as articulações e a maioria da musculatura, ou seja, reeducação postural.

A RPG é indicada para:

  • Alterações posturais
  • Dores posturais
  • Hipercifose e hiperlordose
  • Escoliose

O Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV) é indicado para pacientes que sofrem com dores agudas e crônicas. O tratamento mescla o regaste das terapias manuais, reconhecidas internacionalmente, com novas tecnologias; é composto por quatro fases: avaliação personalizada, terapia manual, descompressão e exercícios de estabilização segmentar, os quais melhoram a dinâmica da articulação, diminuem a atividade anormal do sistema neural envolvido e reestruturam a musculatura afetada pela dor e pela fraqueza muscular reequilibrando-a novamente.

O RCV é indicado para:

  • Hérnia de disco
  • Dores cervicogênicas – dor de cabeça originada na cervical
  • Alterações articulares e musculares
  • Protusão discal
  • Lombalgia
  • Dor ciática
  • Instabilidade vertebral
  • Lesões de whiplash – lesões de chicote no pescoço
  • Pacientes que já fizeram muitas sessões de fisioterapia convencional sem sucesso.

Para o fisioterapeuta, a diferença entre os tratamentos está na avaliação por meio de testes clínicos e funcionais que identificam qual a melhor “ferramenta”para seu caso.

[accordion autoclose=”true” openfirst=”false” clicktoclose=”true” usebuttons=”true”]
[accordion-item id=”ver-fone1″ class=”ver-telefone” state=”closed” title=”LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA”]DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888[/accordion-item]
[/accordion]

Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.