Tratamento Lombociatalgia
Muitos pacientes acreditam que lombalgia e lombociatalgia são a mesma coisa, porém se referem a quadros diferentes. Saiba mais sobre essa condição e seu tratamento.
O que é Lombociatalgia?
De forma geral e simples, a lombociatalgia é um processo doloroso que afeta a região lombar, irradiando a dor para os membros inferiores no trajeto de uma raiz nervosa. Esse quadro é popularmente conhecido como “dor no ciático”.
Essa dor lombar é um dos diagnósticos mais comuns na atualidade e se o quadro for frequente, pode causar incapacidade funcional do paciente.
Em relação a intensidade da dor, varia bastante de paciente para paciente. Alguns sentem leves desconfortos e outros tendem a piorar quando se movimentam após o repouso.
Causas da Lombociatalgia
Há diversas causas para para compressão do nervo ciático, que levam à lombociatalgia, como:
- Hérnia de disco
- Estenose do canal vertebral
- Espondilolistese
- Síndrome pós-laminectomia
- Alterações mecânicas de movimento
- Trauma
- Torções
Sintomas mais comuns da Lombociatalgia
Os sintomas da lombociatalgia geralmente envolvem dor na região lombar, que pode se estender durante o trajeto do nervo ciático:
- Dores nas costas irradiada para membro inferiores
- Dor em Glúteos e coxas, perna e até mesmo o pé
- Formigamentos
- Dormências
- Perda de força
- Diminuição da sensibilidade
Tratamento da Lombociatalgia
O tratamento para as dores lombares deve ser sempre o mais conservador possível. O paciente deve procurar um fisioterapeuta para que seja feito a avaliação do quadro, diagnóstico e seguir com o tratamento indicado através de exercícios específicos que eliminem a dor e recuperem a capacidade de movimentação.
São raros os casos onde deve haver uma intervenção cirúrgica. E lembre-se: seu corpo precisa de movimento e não de repouso e por isso o tratamento obrigatoriamente tem que ser feito através de exercícios.
No Instituto RV utilizamos o RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, tratamento não cirúrgico exclusivo do Instituto RV que já ajudou mais de 8 mil paciente a se livrarem da dor nas costas. O tratamento é individual, rápido e efetivo.
Nosso Tratameto é utilizado desde 2010, com 90% de APROVAÇÃO!
Lembrem-se, a lombociatalgia é uma dor lombar que pode ser causada por hérnia de disco mas muitos casos pode não existir uma causa específica e uma boa avaliação é fundamental para o sucesso do Tratamento.
Procure sempre profissionais que utilizam recursos com comprovações científicas e direcionam o tratamento para a eliminar dor.
O tratamento deve recuperar a mobilidade, aliviar a compressão e trazer qualidade de vida ao paciente.
Se interessou? Marque sua consulta em uma de nossas Unidades.