Os nossos pés são responsáveis pela sustentação do nosso corpo e equilíbrio. Com o tempo, eles podem sofrer alterações interferindo no alinhamento da estrutura esquelética, causando lesões nos tornozelos, joelhos e quadris.
E como resolver esses problemas que afetam o nosso dia a dia e incomodam nossa qualidade de vida? Felizmente, existe as palmilhas posturais que são utilizadas no tratamento de alterações de postura e dores articulares de membros inferiores e coluna.
Neste artigo preparamos tudo o que você precisa saber!
Como funciona a palmilha postural?
Para a produção de uma palmilha postural, é necessário a realização do exame chamado baropodometria, mais conhecido como teste de pisada. Esse exame possui a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo, instabilidades, picos de pressão e alterações biomecânicas.
O baropodometro que ligado ao um programa, reconhece tudo o que acontece durante sua pisada e “mapeia” todo o funcionamento do pé. Além disso, o teste da pisada eletrônica identifica se o paciente tem o pé plano, cavo ou neutro. Ou se tem uma pisada neutra, pronada ou supinada.
“Com esses dados em mãos, somados a uma análise clínica criteriosa, é possível produzir uma palmilha que pode ajudar a diminuir as dores do paciente, melhorar a performance nos esportes e até mesmo a postura” diz Caio Marengoni, fisioterapeuta do Instituto RV.
Benefícios da Palmilha Postural
Os benefícios podem ser notados logo nas primeiras semanas de uso:
- Melhora o desempenho esportivo, pois com uma pisada mais adequada é possível ter melhor função das articulações e menos lesões;
- Maior conforto ao caminhar
- Alívio e melhora das dores nos pés, joelhos e quadril;
- Absorção dos impactos quando necessário.
Como são feitas as palmilhas posturais?
Inicialmente, os pés do paciente são escaneados utilizando um scanner 3D, para que as palmilhas tenham o formato exato dos pés. Após isso, é possível desenvolver palmilhas para todos os tipos de calçados, sempre respeitando a anatomia dos pés, e fazendo os ajustes e correções necessárias para aquele paciente. Após a finalização do projeto, a palmilha é produzida com um equipamento altamente preciso, dando qualidade máxima à palmilha postural. Então, nosso sistema produz automaticamente as palmilhas como foram projetadas.
As palmilhas posturais são confeccionadas com materiais que apresentam características de leveza, variação da densidade e pouca espessura. Possuem tecnologia para absorver o suor e ajudar na transpiração, além de propiciar uma sensação de conforto ao pé, podendo ser utilizada na maioria dos calçados.
As palmilhas atuais têm como vantagem a questão funcional e o conforto, pois seu material não restringe os movimentos e não gera desconfortos. A tecnologia 3D do Instituto RV permite fazer palmilhas para todos os calçados, inclusive calçados com palmilhas finas, de 2 a 5mm, como chuteiras e sapatilhas.
palmilhas com tecnologia de ponta?
Para quem são indicadas?
As principais indicações para o uso desse material são:
- Dores na planta dos pés, no quadril, no joelho e no tornozelo;
- Alterações de pisadas pronada ou supinada severas;
- Calcâneo valgo ou varo;
- Esporão e fascite plantar;
- Tendinites;
- Diferenças de altura dos membros inferiores;
- Joanetes severas e artroses;
Palmilhas esportivas
A palmilha esportiva é uma ótima opção para atletas e praticante de atividade física, pois melhoram o conforto e reduz as chances de desenvolver lesões nos pés. Seus principais benefícios e efeitos são:
- Aumentar a área de contato onde a descarga de peso é feita;
- Melhorar a performance através do maior conforto proporcionado pela palmilha e densidade, diferente da postural;
- Diminuição do Gasto Energético;
- Prevenção das lesões associadas ao gesto esportivo.
- Para cada tipo de esporte existe uma palmilha esportiva específica, que leva em consideração a sobrecarga exercida nos pés durante a movimentação daquela atividade.
Clique aqui e saiba mais sobre o exame de Baropodometria Computadorizada.