O Instituto RV inaugura sua nova Unidade e oferece o que há de melhor em Tratamento de Escoliose em Porto Alegre para os pacientes que possuem curvatura anormal da coluna vertebral, a “famosa” Escoliose.
“Olha a postura meu filho!” Já ouviu essa frase?
Pois é, muitas pessoas guardam essa frase na memória, porém para muitas pessoas manterem seus ombros alinhados, quadris e se manter ereto era uma tarefa impossível. Isso ocorre porque o desalinho poderia ter como causa uma curvatura da coluna vertebral, mais conhecida como escoliose que precisa de procedimentos específicos para ser corrigida.
O que é Escoliose?
A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, muito comum e que possui características multifatoriais. Na área médica, é considerada uma deformidade patológica com desvio lateral do eixo da coluna vertebral, quando a coluna é visualizada de frente ou de costas.
A gravidade da escoliose varia de acordo com o ângulo da curvatura e da idade do paciente. Enquanto alguns casos nem precisam de tratamento, outros podem evoluir para uma curvatura bem grande e precisar de encaminhamento para cirurgia.
Tipos de Escoliose
- Escolioses não-estruturais ou corrigíveis são causadas por problemas posturais, psicológicos, irritação de raiz nervosa (ciática, tumores, apendicite, etc.) discrepância no comprimento dos membros inferiores, contraturas musculares e cicatrizes.
- Escolioses estruturais são causadas por doenças que atingem a coluna e as estruturas ligadas a ela, produzindo deformidades fixas, tal qual podemos subdividir em grupos: idiopáticas, neuromusculares, congênitas e outras causas menos frequentes.
- A mais comum é a escoliose idiopática na adolescência, com maior incidência no sexo feminino e de curvaturas entre 10 graus ou mais – não progressiva e acompanhadas ou não de dor, dependendo da idade e do grau da curvatura. Em alguns casos, pode ocorrer transtornos psicossociais devido a deformidades estéticas – percebidas, na maioria das vezes, pelos pais.
O diagnóstico e tratamento depende, claro, de uma avaliação clínica mas há alguns sinais que podem ajudar a identificar a formação e progressão da Escoliose.
Tratamento de Escoliose em Porto Alegre
O primeiro passo para um diagnóstico efetivo sobre o tipo de escoliose é uma consulta ao fisioterapeuta especializado.
Após essa avaliação criteriosa, o fisioterapeuta terá as informações necessárias para saber quais as técnicas mais efetivas para cada caso, assim como a dose dos exercícios e frequência das sessões.
Os atendimentos são sempre feitos com o mesmo Fisioterapeuta e sempre em sessões individuais. Por sermos uma clínica especializada em Coluna, nossos profissionais possuem formação em diferentes técnicas de tratamento que facilitam na abordagem e garantem um tratamento mais rápido e efetivo.
Também trabalhamos com tecnologia 3D e nossa equipe está preparada para indicar e fabricar coletes 3D nos casos onde a indicação é necessária.
AGENDE SUA CONSULTA E TRATE SUA ESCOLIOSE
6 sinais comuns da Escoliose
1 – A cabeça não fica centralizada em relação ao resto do corpo
2 – Um ombro mais baixo em relação ao outro
3 – Uma escápula mais alta e evidente que a outra
4 – A coluna fica curvada para um dos lados
5 – Um braço fica mais longe do tronco e quadril do que o outro
6 – Um lado do quadril fica mais evidente que o outro.
Você identificou algum desses sinais em você ou nos seus familiares?
Outros Tratamento do Instituto RV Porto Alegre
Além do Tratamento de escoliose, o Instituto RV possui toda a infraestrutura para realizar atendimentos de:
- Tratamento não cirúrgico para Coluna – RCV
- Baropodometria Computadorizada
- Palmilhas 3D sob medida
- Fisioterapia nas disfunções da ATM
- Fisioterapia Ortopédica
- RPG
Estamos localizados na Rua Manauê, 91, Vila Assunção, CEP 91900-630.
Clique aqui pra conhecer nossos profissionais e ver a localização completa.