Dor Lombar: o que fazer e tratamento.

Saiba tudo o que você precisa saber para se livrar dessa dor. 

Dor Lombar

A dor lombar, por pior que possa ser, é uma condição de saúde comum.

A dor lombar está entre as condições de saúde mais comuns da sociedade, cerca de 90% da população vai sentir dor lombar algum vez na vida. Apesar de comum a dor lombar deve ser tratada e pode evoluir levando o indivíduo à incapacidade.

Vários são os fatores que desencadeiam a dor lombar, desde lesões na região até estresse, ansiedade e sono prejudicado, entretanto a dor lombar mais comum é a inespecífica, ou seja, que não tem causa.

Por ser muito comum iremos encontrar no grupo de pessoas com dor indivíduo jovens e idosos, magros e obesos, sedentários e praticantes de atividade física.

Algumas situações diminuem a chance de desenvolver dor nas costas, entretanto nada funciona perfeitamente como prevenção.

Neste artigo vamos discutir tudo sobre a dor lombar.

O que é a dor lombar?

Dor lombar é qualquer dor que seja sentida entre a última costela e as nádegas, ou seja, na parte de baixo da coluna.

A dor lombar pode ocorrer por vários motivos, inclusive por problemas em outras regiões que não seja a lombar.

Podemos dizer que, por uma classificação temporal, temos dois tipos de dores lombar: aguda e crônica.

A aguda normalmente aparece subitamente e dura em torno de 12 semanas

A dor lombar crônica, também chamada de dor persistente, dura mais do que 12 semanas.

A dor lombar crônica, depois do resfriado, é a condição saúde mais comum na população, na maioria das vezes não é grave e exige um tratamento multimodal.

Quais os principais sintomas da dor lombar?

A dor lombar pode causar dor local ou irradiada, ou seja, pode acometer os membros inferiores. Essa variação está relacionada à idade, tempo de dor, tecidos atingidos e estilo de vida do paciente.

Os principais sintomas são:

  • Dor que aumenta pela posição, ou muito tempo em pé ou fazendo movimentos repetidos;
  • Contratura musculares na região lombar;
  • Perda de movimento pela manhã que melhora durante o dia ou com movimento;
  • Coluna travada, ou seja incapacidade de se movimento livremente;
  • Dor ciática, ou ciatalgia, que irradia para os membros inferiores
  • Incapacidade relacionada a dor.

Quais são as principais causas de dor lombar?

Há uma série de fatores que podem desencadear dor lombar. No entanto, é raro associar a dor lombar a doenças graves na coluna.

Ou seja, a causa mais comum entre 9 em cada 10 pessoas que sofrem com o problema é o envelhecimento, onde ocorre o desgaste natural das articulações, discos e ossos da coluna com o passar da idade.

Por este motivo, a dor lombar crônica é bem mais comum em pessoas mais velhas, cujas estruturas da coluna já passaram por décadas de uso.

As causas mais comuns de dor lombar incluem:

  • Músculos ou ligamentos esticados devido a movimentos bruscos ou posições incômodas;
  • Discos que se deslocam para frente e exercem pressão sobre os nervos causando dor;
  • Artrite que leva à inflamação e rigidez nas articulações;
  • Manutenção da mesma posição por tempo prolongado;
  • Obesidade que coloca carga extra nas costas;
  • Gravidez que pode causar a curvatura da coluna vertebral;
  • Stress emocional que pode levar a tensão muscular nas costas;
  • Má qualidade de sono.

Procurando Tratamento para Dor lombar?

O RCV é utilizado desde 2010 com ótimos resultados, proporcionando QUALIDADE DE VIDA, estimulando nossos pacientes ao retorno para suas atividades cotidianas e esportivas (sem dor).​

Quais são os principais tratamentos para a dor lombar?

O mais importante é entender que os tratamentos passivos (repouso, fisioterapia convencional, acupuntura, alongamentos, ventosas…) não são efetivos para dor lombar.

Em casos persistentes ou de dores intensas a fisioterapia é o melhor tratamento. O fisioterapeuta então poderá usar várias técnicas, desde terapias manuais, exercícios específicos, exercícios de estabilidade e tração.

Veja mais sobre essas ferramentas:

  • Terapia manual: a maioria das terapias manuais são indicadas para pacientes com dores lombar sem irradiação, e têm efeitos neurofisiológicos muito interessantes. Esses efeitos podem ajudar a diminuir a dor e melhor o movimento;
  • Exercícios de estabilidade e gerais: têm como objetivo fortalecer a musculatura da região lombar e pelve, são indicados também para pacientes com dores não irradiadas, ou que apresentaram centralização da dor. Praticamente é uma fase quase que obrigatória para recuperação funcional plena.
  • Preferência direcional: característica descrita pelo Robin Mckenzie, percursor do método MDT (Mechanical Diagnosis and Therapy), mais conhecido como Método Mckenzie, tem como objetivo classificar e tratar o paciente com movimentos em direções específicas de movimento. É um forte aliado e a base do tratamento no Instituto RV.
  • Maca de distração (tração ou diminuição da carga axial): em casos de dores irradiadas, sem resposta para outras ferramentas o paciente pode ser submetido a esse equipamento. Nesse equipamento o fisioterapeuta modula a intensidade de distração de acordo com cada caso;

É possível aliviar a dor lombar em casa?

Algumas soluções são propostas para o alívio da dor sem tratamento. Mas será que isso é possivel? Abaixo vamos discutir as principais possibilidades:

  • Descanso ativo – Antigamente, e infelizmente ainda hoje, muitos recomendam que ao sentir dor nas costas seja feito o repouso; ficar de repouso é contra-indicado, além de não ajudar na dor pode fazer com que seu cérebro crie bloqueios para o movimento, gerando medos e crenças de que o movimento natural do corpo é prejudicial. O melhor é se manter em movimento, para que seus músculos não percam função e para que seu sistema de dor funcione corretamente. É claro que alguns momentos movimentar-se com naturalidade parecerá impossível, nesse momento pode ocorrer alguma adaptação, mas ela deve durar o menor tempo possível.
  • Massagens – Sem nenhuma pretensão de tratar a causa, e sim dar conforto, algumas massagens que atingem somente o tecido muscular podem aliviar os músculos que ficaram tensos por conta da dor. É normal sentir essa dor muscular e acreditar que é a causa da dor, mas na verdade é apenas um tensão secundária ao quadro dolorido.
  • Alongamentos: Nunca fazer alongamento caso a dor esteja irradiada. Na verdade os alongamentos, amplamente utilizados, têm pouco ou nenhum efeito sobre a dor nas costas, então nesse caso deixe que essas prescrição ocorra pelo fisioterapeuta se realmente for necessário.
  • Atividade física – A atividade física não tem contra-indicação, se o paciente já é praticante de alguma atividade e essa não está causando dor é totalmente indicado que continue a prática. Não existe atividade física culpada pela dor, e não é possível aliviar a dor parando a atividade física. Assim como no repouso existirão momentos em que a dor será muito intensa, nesse caso é óbvio que a atividade física tenha sua intensidade diminuída ou suspendida. O melhor a ser feito é consulta o fisioterapeuta especialista para te orientar. Caso tenha parado a atividade por causa da dor, uma boa forma de retomar é utilizando o retorno gradual, pode iniciar com uma caminhada, exercícios sem carga e ir aumentando progressivamente.

Como prevenir a Dor Lombar?

Não existe uma fórmula correta para prevenir a dor lombar, porém existem algumas medidas que fazem com que a dor não ocorra ou que os episódios diminuam, são eles:

  • Cuidado com a obesidade;
  • Evite ficar o dia inteiro na mesma posição, seja o dia todo em pé ou sentado, é bom alternar;
  • Pratique atividade física, lembre-se sempre de progredir e mudar a intensidade, pode ser a frequência, carga ou duração;
  • Se trabalha sentado faça pequenas pausas e levante;
  • Alimente-se bem;
  • Hidrate-se bem;
  • Não fume;
  • Durma o melhor possível;
  • Controle suas emoções com terapias e atividades de relaxamento, a sua condição psicossocial é extremamente importante.
  • Mudanças ou manutenção do estilo de vida causam um impacto extremamente positivo na dor lombar, procure levar uma vida saudável.

Somente profissionais qualificados podem prescrever um tratamento de resultado.

No Instituto RV, os fisioterapeutas estudam e são treinados frquentemente para sempre estarem atualizados nas melhores diretrizes clínicas de dor lombar, além disso o programa de tratamento RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral – une as técnicas com mais publicações e evidências científicas do mundo, aumentando a eficácia do tratamento.

A principal técnica utilizada no Instituto RV é o Método Mckenzie (MDT), que aliás é a rede de clínicas com mais profissionais credenciados no método Mckenzie do Brasil. O método Mckenzie é amplamente utilizado no mundo e tem forte recomendação para utilização em pacientes com dor lombar. Através do MDT (Mechanical Diagnosis and Therapy) é possível identificar sinais de doenças graves, determinar prognósticos e ainda classificar o paciente para otimizar os resultados.

O Instituto RV Possui um tratamento não cirúrgico para o tratamento da Dor Lombar chamado RCV.

Pacientes recuperados
+ de 0

O RCV É UTILIZADO DESDE 2010, COM 90% DE APROVAÇÃO!

Choquinhos, infravermelho e outras aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Por que escolher nosso tratamento para a coluna?

Raramente necessária

Apenas 3% das lesões nas costas são cirúrgicas.

Alta Aceitação

Nosso tratamento é aprovado por 90% dos nossos pacientes.

Mais Rápido

Nosso programa de tratamento tem no máximo 10 sessões.

Diferentes técnicas

Utilizamos dezenas de técnicas de reabilitação porque cada paciente possui uma necessidade.

Autossustentável

Não precisa vir todo dia e ensinamos a gerenciar o seu problema no longo prazo.

Pronto para se movimentar com a gente?

Encontre o IRV mais próximo de você, marque sua consulta e destrave-se!

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?