Dor lombar: Classificação, mitos e tratamentos no IRV

Já sentiu dor lombar e correu para os analgésicos ou o pronto-socorro mais próximo na busca do alívio da dor? Saiba que na maioria dos casos é possível tratar essa dor sem o uso de medicamentos. Neste artigo vamos te explicar mais sobre esse quadro de dor e quais alternativas de tratamento aqui no Instituto RV.

Boa Leitura! 

O que é a dor lombar?

Conhecida também como lombalgia, a dor lombar acontece na parte inferior da nossa coluna vertebral  e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),  a cada 10 pessoas, sete sentem dores fortes na região da lombar durante diferentes fases da vida.

As dores lombares são classificadas como agudas ou crônicas. O que as diferencia é o tempo de duração.

Saiba como podem ser classificadas a lombalgia de acordo com o tempo

Quanto tempo você já está com dores nas costas? Antes de falarmos sobre os períodos de dores, vale ressaltar que a dor crônica não é sinônimo de que não tenha tratamento. É apenas uma classificação de tempo.

  • Agudas: apresentam início súbito e tem duração inferior a 72h;
  • Subagudas: apresenta duração entre 72h à 12 semanas;
  • Crônicas: apresenta duração de mais de 12 semanas;
  • Recorrente: reaparece após períodos sem sintomas.

Agende sua consulta

Todos os profissionais do Instituto RV são especializados no tratamento de coluna.​

Tratamento para dor lombar no Instituto RV

Os fisioterapeutas do Instituto RV realizam tratamentos NÃO CIRÚRGICOS e exclusivos que eliminam a dor lombar e educam o paciente a gerenciar o seu quadro no longo prazo.

O tratamento chama-se RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, que é elaborado por meio da combinação de diversas técnicas de tratamento existentes para a coluna, e que geralmente são usadas de formas independentes. Ter todas as técnicas de tratamento disponíveis é de fundamental importância já que a dor possui diferentes origens e particularidades específicas para cada paciente.

Dessa forma, diferentes ferramentas devem ser utilizadas em cada caso para que o tratamento tenha sucesso. Isso explica porque as clínicas tradicionais de fisioterapia não possuem uma boa eficácia pois tratam todos os pacientes em grupo e da mesma forma.Saiba como é feita a avaliação e o ciclo do tratamento do RCV aqui. 

4 práticas para evitar a dor lombar

  1. Não fique parado/sentado por um longo tempo: o seu corpo precisa de movimento. Não existe postura ideal, mas sim a que você se sente confortável. Se estiver em uma posição incômoda, troque. 
  2. Diga adeus ao sedentarismo. Faça atividades físicas que gosta de fazer regularmente. E se possível, que exige um esforço para o corpo. 
  3. Fique de olho na balança. O excesso de peso além de fazer mal à saúde, inclui problemas nas costas e prejudica as atividades físicas.
  4. Relaxe! O estresse influencia muito na resposta às dores. Busque controlar suas emoções e analisar o que faz bem ou não.

TRatamento dor nas costas

Quer saber mais sobre nosso tratamento? Entre em contato com os nossos fisioterapeutas!

Mitos sobre a dor lombar para você ficar alerta

Quando você acha que está fazendo o melhor para o seu corpo, está só piorando o seu quadro. Confira alguns mitos sobre a lombalgia para que não cometa e conscientize outras pessoas: 

  1. Ficar de repouso esperando que a dor alivie ou suma de vez. A estrutura da nossa coluna foi feita para suportar a carga do nosso corpo, por isso: movimente-se.
  2. Exames de imagem são extremamentes importantes. Os exames só são necessários quando existe a suspeita de red flags, ou seja, sinais de doenças graves.
  3. Só fazer uso de medicamentos para lidar com a dor na rotina do dia a dia. O remédio não irá atuar na origem da dor e não resolverá o seu problema.
  4. Achar que sua dor não tem tratamento. Não é porque a sua dor é crônica, que não há tratamento. 

Demais causas de dores lombares

 

Leia também: Covid-19 e a dor nas costas.

Procure sempre um fisioterapeuta para o melhor diagnóstico e tratamento. Confira qual a unidade do Instituto RV mais próxima de você no link aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.