Artrose de joelho

A artrose de joelho é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.

Só é considerada artrose de joelho quando a articulação já sofreu lesão na cartilagem e há pelo menos um ponto de exposição do osso subcondral nas duas superfícies de contato.

Artrose Joelho

Sintomas da Artrose de Joelho

A dor muitas vezes é esporádica mas com evolução gradual da intensidade chegando até o formação de um quadro de dor continua.

Essa dor, na maioria das vezes, não ocorre só pelo desgaste mas também, pela mudança no eixo mecânico de rotação do joelho causado pela lesão. Por isso, no tratamento é fundamental restaurar a função através de exercícios específicos.

Tratamento da Artrose de Joelho

O tratamento da artrose de joelho pode ser dividido em conservador (fisioterapia e medicação) e cirúrgico dependendo do grau da lesão.

As pesquisas médicas indicam que a fisioterapia é melhor tratamento para combater os sintomas provocados pela artrose de joelho, desde que a fisioterapia atue não somente no alívio temporário da dor mas sim na restauração da função do joelho eliminando a alteração mecânica causada pelo desgaste.

Vários estudos demonstrado que exercícios específicos com ênfase no fortalecimento muscular do joelho e principalmente do quadril podem ser eficazes para o alívio da dor. Além disso, exercícios de controle motor e de equilíbrio ajudam na restauração da função e mecânica articular normal.

Central de atendimento

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no tratamento da Artrose.

Proposta de Tratamento do Instituto RV

A fisioterapia tem que inicialmente focar no alívio da dor e depois no restabelecimento da função articular e muscular. Recentemente vários estudos mostram a importância da utilização de exercícios específicos e ganho de função para aliviar a dor nos pacientes com Artrose.

Tratamentos passivos como “choquinhos”, infravermelho e ultrasom possuem baixíssima eficácia. Por isso tratamento tem que ser feito preferencialmente através de exercícios específicos.

Em todas as unidades do Instituto RV são utilizados diversas modalidades de recursos terapeuticos no tratamento da Artrose. Entre os recursos utilizados estão:

  • Técnicas de Terapia Manual
  • Exercícios Funcionais e recuperação da movimentação normal;
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios de controle motor para restaurar mecânica articular
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.