Epicondilite de Cotovelo

Conhecido também como Cotovelo de tenista ou Golfista, a Epicondilite de Cotovelo é o termo utilizado para a tendinite dos extensores ou flexores do punho e dedos.

Epicondilite Cotovelo

Quando a epicondilite de cotovelo é lateral, o principal músculo envolvido é o extensor radial curto do carpo e, em menor grau, a porção ântero-medial do extensor comum dos dedos. Se medial, a lesão pode ser encontrada tanto na origem do pronador redondo como no flexor radial do carpo.

Causas da epicondilite de cotovelo

A origem da epicondilite de cotovelo são micro-lesões na musculatura do antebraço que geram dor e desconforto principalmente durante movimentação podendo ou não haver limitação de movimentos e edema local.

Supõe-se que a epicondilite lateral seja uma degeneração do tecido conjuntivo no qual vários músculos se originam de um pequeno ponto ósseo. Diferente do que muito imaginavam, vários estudos mostraram que não há evidências de processo inflamatório na Epicondilite. Isso explicaria o porquê dos antiinflamatórios terem baixa eficácia para o alívio da dor e melhora definitiva do quadro clínico.

A grande razão para o surgimento da epicondilite de cotovelo parece ser o esforço repetitivo, sobrecarga e desequilíbrio muscular e é o exercício específico a melhor opção de tratamento.

Tratamento para epicondilite de cotovelo

O tratamento na maioria dos casos é conservador com medicação e fisioterapia feita através de exercícios específicos.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no tratamento da Epicondilite!

A fisioterapia tem que inicialmente focar no alívio da dor e depois no restabelecimento da função articular e muscular. Recentemente vários estudos mostram a importância da utilização de exercícios excêntricos para restruturação das fibras musculares lesionadas.

Tratamentos passivos como “choquinhos”, infravermelho e ultrasom possuem baixíssima eficácia. Por isso tratamento tem que ser feito preferencialmente através de exercícios específicos.

Proposta de Tratamento do Instituto RV:

Em todas as unidades do Instituto RV são utilizados diversas modalidades de recursos terapeuticos para o tratamento da epicondilite. Entre os recursos utilizados estão:

  • Técnicas de Terapia Manual para analgesia
  • Agulhamento a seco (Dry Needling)
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios progressivos e excêntricos para cicatrização das fibras lesionadas

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.