Lesão de Menisco

Lesão de Menisco é a segunda lesão mais comum no joelho. Nos Estados Unidos, 10% a 20% de todas as cirurgias ortopédicas são cirurgias de menisco.

A função do menisco é distribuir o esforço através do joelho durante a sustentação de peso, proporcionando absorção de choque alem de servir como estabilizador articular secundário, facilitando o deslizamento articular, prevenindo a hiperextensão protegendo as superfícies articulares.

Lesão de menisco Joelho

Com base em estudos de artroscopias do joelho, a prevalência de patologias articulares da cartilagem é relatado em 60% a e 70% dos pacientes com lesão do Menisco.

A cartilagem articular funciona como um amortecedor resistindo a compressão exercida durante a movimentação. A lesão da cartilagem são resultados de trauma no joelho ou traumas repetitivos de baixa intensidade ocasionados por atividades que aumentam a sobrecarga do joelho, alterações posturais e biomecânicas dos membros inferiores e é claro um menisco lesionado que “pinça” a articulação durante o movimento.

Na patela (condromalacia), a lesão da cartilagem na maioria das vezes ocorre pelo atrito exagerado da patela no fêmur causado por desequilíbrios musculares, rotações exageradas dos membros inferiores e alterações no posicionamento da patela.

As lesões meniscais são progressivas e geralmente diminuem a capacidade de flexão do joelho. Isso resulta em perda da função articular, dor e incapacidade durante atividades normais do dia a dia como agachar ou descer escadas e também pode impossibilitar temporariamente a prática esportiva.

A boa notícia é que a fisioterapia especializada é muito efetiva nesses casos e por esse motivo é cada vez mais raro a necessidade de cirurgia para reparar o Menisco.

Tratamento Lesão de Menisco

Antigamente, dependendo do tamanho da lesão e localização da lesão do menisco o tratamento era cirúrgico porém a literatura científica e os pesquisadores cada vez mais apoiam que o tratamento deve ser feito com fisioterapia.

As lesões articulares também respondem melhor ao tratamento conservador e só são cirúrgicas nos casos mais graves onde o tratamento conservador foi ineficaz para promover a melhora da função e da dor.

A base do tratamento conservador deve ser a restauração da mecânica do joelho e do equilíbrio muscular de todo o membro inferior. 

A articulação do quadril é de fundamental importância para o sucesso do tratamento pois é no quadril que ocorrem as forças de rotação do membro inferior que podem sobrecarregar o joelho e as estruturas teciduais como o Menisco. Se não houver ativação da musculatura que impede essa rotação (principalmente glúteo médio) o tratamento dificilmente terá sucesso. 

Evitar essa rotação é de fundamental importância também para o menisco já que a maioria das lesões meniscais ocorrem durante movimentos de entorse (rotação) do joelho.

central de atendimento

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate do dor no Joelho!

Proposta de Tratamento para Lesão do Menisco no Instituto RV

A reabilitação do Joelho nas lesões meniscais é realizada com medicação e fisioterapia feita através de exercícios específicos.

A fisioterapia tem que inicialmente focar no alívio da dor e depois no restabelecimento da função articular e muscular. Recentemente vários estudos mostram a importância da utilização de exercícios específicos para a recuperação da capacidade funcional do Joelho.

Tratamentos passivos como “choquinhos”, infravermelho e ultrasom possuem baixíssima eficácia. Por isso o tratamento tem que ser feito preferencialmente através de exercícios específicos.

Em todas as unidades do Instituto RV são utilizados diversas modalidades de recursos terapêuticos para o tratamento do Joelho. Entre os recursos utilizados estão:

  • Técnicas de Terapia Manual
  • Exercícios funcionais utilizadas para alivio de dor e recuperação da função
  • Mobilizações Articulares
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades
  • Exercícios de controle motor para estabilização do joelho e diminuição da rotação do quadril
  • Exercícios para retorno as atividades diárias e esportivas

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões. 

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.