Estenose Vertebral
Estenose vertebral é uma patologia que se caracteriza pelo estreitamento anormal do canal vertebral (por onde passa a medula vertebral), ou dos forames neurais (por onde passam as raízes nervosas).
Na coluna, é mais comum haver estenose nas regiões cervical e lombar.
Como a coluna é uma estrutura bastante móvel, ela está sujeita a desgastes e degenerações. Hérnias de disco, hipertrofias de articulações e ligamentos, bico de papagaio, tumores, cistos ou qualquer outro corpo estranho que reduza o espaço no canal medular, ou dos forames neurais, podem causar a estenose. O desgaste natural pelo processo de envelhecimento também pode resultar no aparecimento da doença.
Sintomas da Estenose Vertebral
- Dor cervical que se irradia para os membros superiores
- Dor lombar com irradiação para membros inferiores
- Formigamento e parestesia
- Piora dos sintomas ao ficar em pé
- Perda força nos membros superiores e inferiores
- Perda de equilíbrio e dor progressiva ao caminhar
- Cãibras na perna
- Tronco em flexão na estenose lombar
- Casos mais severos podem gerar sintomas de síndrome de cauda equina
Um sinal clássico da estenose lombar é a claudicação neurogênica que é o conjunto de dor, fraqueza a “falseamento” do membro inferior ao caminhar curtos períodos, impedindo que o paciente continue a caminhada e tenha que sentar.
Tratamento da Estenose Vertebral
Na maioria dos casos, a estenose vertebral não requer intervenção cirúrgica. O tratamento é conservador e o paciente deverá ser educado sobre maneiras de se portar e posicionar, afim de evitar pioras ou recaídas.
Além disso, a fisioterapia deve criar condições para que o paciente consiga recuperar a sua capacidade de se movimentar sem que a dor apareça. Exercícios específicos e progressivos devem ser utilizados e o ganho de mobilidade do quadril e fundamental para compensar o perda da mobilidade da coluna lombar.
O RCV é utilizado desde 2010, com 90% de APROVAÇÃO!
No Instituto RV, tratamos a estenose vertebral com o programa de tratamento não cirúrgico RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, um programa exclusivo criado para eliminar dores e dar independência ao paciente no pós tratamento.
Como cada paciente possui alterações e características específicas, é necessário que diferentes técnicas de reabilitação sejam utilizadas em cada caso. A avaliação do RCV consegue identificar essas características especificas, assim como a técnica de reabilitação que tem mais chance de abolir os sintomas.
Sente pressão na coluna vertebral e dor irradiada para os membros? Entre em contato conosco para uma avaliação!
Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.
Respostas de 24
Já tenho duas hérnias de disco..mas sinto uma pressão muito forte na coluna. Será a estenose ou hernia?
Rosa, boa tarde e desculpa pela demora em responde-la.
Os sintomas podem ser confundidos sim pois podem ser similares. Somente uma avaliação clínica poderá definir a origem da dor.
Ligue 20911267 para mais informações.
Boa noite ,tenho dor horrível e pressao lombar e servical .
A pressao é tao forte.que sinto falta de ar .
Minha cabeca doi e sinto tontura .
O que faço .
Boa tarde Elisandra.
Esses sinais e sintomas podem ter origem em diversas alterações. A dor de cabeça e a tontura precisam ser avaliadas.
Para entender o que está acontecendo, e dar um diagnóstico correto, é necessário relacionar esses sinais e sintomas com uma avaliação clínica bem feita.
Caso precise de assistência, ligue 2091-1267.
Att, Equipe RV
Bom dia tenho algumas hérnia lombar, mas ultimamente estou sentindo muita dor na cervical se irradiando para o ombro direito uma dor muito forte ao ponto de não conseguir levantar o braço que está incomodando muito, e formigamento principalmente na perna esquerda
Boa tarde Roberto. Obrigado por deixar sua dúvida!
Os sintomas que você está reatando na cervical, ombro e braço não devem ter relação com suas hérnias lombares. Já o formigamento na perna pode sim ter relação com as hérnias lombares.
O que precisa ficar claro para você é que todos esses sintomas relatados possuem grande chance de ter origem na coluna vertebral. Diversas patologias podem gerar esses sintomas e os exames por imagens (raio x, tomografia e ressonância) não vão determinar a causa do problema se não forem feitos testes clínicos complementares para determinar a origem da dor.
Não se preocupe muito com as hérnias de disco, lembre-se que muitos pacientes que possuem hérnia são assintomáticos. Procure um bom profissional que faça um bom exame físico que com certeza ficará mais fácil para eliminar os seus sintomas. Toda dor tem tratamento!
Att, Equipe RV.
Eu fiz 04 cirurgia na lombar e coloquei 6 pinos eu tenho listese por sobrecarga ao nível adjacente da artrodese instrumentais
Listese L3L4
Estenose de canal L3L4
Estenose foraminal L4 L5 direita eu tomo muito remédio inclusive estou com indicação para colocar a bomba de morfina 60 a 100 mg ,Gabapentina velafaxina75 codeína 50mg amitriptilina e Rivotril pra não acordar-se-ão madrugada com dor essa é a minha história foi um erro médico de outro hospital e convênio que hoje não existe mais tenho dor crônica e para piorar tenho lúpus já fiquei quase 4 meses internada sem voltar para casa e o médico sumiu com todos os meus exames e tudo que tinha o carimbo dele o convênio era o antigo Sim que hoje graças a Deus não existe mais essa é a minha realidade !!! Tenham um lindo final de semana eu preciso colocar uma bomba de morfina vocês fazem esse procedimento ?
Olá Sandra, bom dia!
Aqui no Instituto RV não fazemos esse procedimento. Já tivemos muitos pacientes com casos similares ao seu e que precisam de uma abordagem mais ampla com bons profissionais médicos, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.
Temos pacientes com as mesmas alterações que se livraram da dor e acreditamos que você pode chegar lá.
Conte conosco para o que precisar.
Att, equipe IRV.
Sim eu entendo mais eu sinto tanta dor que nem 100 mg de morfina está resolvendo por isso a sugestão da bomba já fiz alongamento,natação, pilates tive que parar tudo pq não adiantava sentir muita dor depois !
Não é fácil Sandra. Muitas vezes a dor está relacionada ao movimento e nesses casos a medicação (inclusive a morfina) tem pouca eficácia.
Procure um bom fisioterapeuta na sua região e faça uma tentativa através de exercícios específicos. Boa sorte nessa jornada e qualquer dúvida nos ligue!
Att, Equipe IRV.
Boa tarde .
Meu marido tem estenose de canal é hernia de disco.
Fez infiltração com corticoide e por 10 días apresentou melhora do quadro. No entanto começou a apresentar novamente dor.Faz fisioterapia mas sem melhora. O médico indicou cirurgia.
Você acha que existe realmente condições dele evitar cirurgia?
Grata
Teresa
Boa tarde Maria Teresa.
Nem toda estenose tem indicação cirúrgica. Muitos pacientes melhoram com tratamento especializado. Se ele teve melhora mas não sustentou é preciso saber como foi a evolução do tratamento para poder analisar se há ou não indicação cirúrgica.
Ligue 2091-1267 ou nos chame pela central no whatsapp 11-94468198 para podermos te ajudar.
Att, Equipe IRV
Olá boa tarde estou lendo os relatos de pessoas com problema na coluna e eu me enquadro nesse grupo que sofre tanto com dores crônicas assim como eu ,eu gostaria de saber se uma pessoa que foi diagnosticada com Estenose lombar tem chance de voltar a andar e fazer tarefas normais do dia a dia ,e se a cirurgia nesse caso é a mais indicada ou se existe algum tratamento eficaz , ultimamente estou em uso de Gabapentina de 300 mg a cada 12 horas , ficarei feliz em receber um retorno sobre esse relato,por hora fica aqui o meu agradecimento . muito obrigada pelo espaço.
Bom dia Maria Aparecida.
Sim, muitos pacientes com diagnóstico de Estenose Lombar podem se recuperar sem cirurgia. Nem todos os casos são cirúrgicos e muitos podem melhorar com tratamento conservador.
Ligue 2091-1267 ou nos chame pela central no whatsapp 11-944681981 para podermos te ajudar.
Att, Equipe IRV
sou Regina Célia de Almeida, tenho 57 anos, tenho estenose no canal vertebral cervical C1,
ma formação congenita , e mielemacia tbm cervical.
gostaria de agendar uma consulta avaliatoria.
aguardo contato.
tel. 11 989455152.
gratidao.
Olá Regina.
Para agendamento ligue 11 2091-1267 ou nos chame pela central no whatsapp 11-944681981.
Tenho estenose vertebral. Sinto fraqueza e dor nas pernas ao caminhar. Minha qualidade de vida, numa escala de 10, está em 5. Fiz ressonâncias magnéticas. Já me aplicaram corticoides na lombar. Passei por vários tipos de fisioterapias, Sem sucesso.
Gostaria de saber se o instituto tem convênio com Amil. Se não tem, qual o preço?
Ola Arlindo.
Não atendemos pelo convênio. Os convênios só cobrem clínicas de tratamento em grupo onde o tratamento não é específico para cada caso. Nosso tratamento é individual, sempre com o mesmo profissional e sempre com sessões de aproximadamente 1 hora.
Agende uma avaliação para entendermos a sua condição atual e analisarmos se nosso tratamento pode te ajudar.
Att, Equipe IRV
Sônia Souza de MG
Fui diagnosticada com estenose lombar através do exame de RS por estar com o dedão do pé esquerdo dormente mas não sinto nenhuma dor na coluna. O Dr. receitou 60 caps de Pregabalina de 75mg por um mês e 10 sessões de fisioterapia, pergunto: com esse tratamento não precisarei passar por cirurgia?
Olá Sonia.
É necessário fazermos uma avaliação para entender melhor qual o estágio da sua lesão. Em alguns casos a cirurgia não e necessária e conseguimos diminuir a progressão da lesão.
Agende uma avaliação para entendermos seu problema e analisarmos se podemos te ajudar.
Att, Equipe IRV
Oi, meu nome é Silvana.Tenho estreitamento de disco L4/L5 e S1, sinto muita dormência nas pernas, pés e glúteo. Não consigo andar por muito tempo devido a dormência. O médico disse que terei que fazer cirurgia, mas que irá retardar o máximo possível. Será que é realmente necessário? Não existe outra forma de tratamento?
Olá Silvana. Precisamos avaliar e verificar se os seus sintomas são progressivos ou se há alguma chance do tratamento conservador resolver o seu problema.
Agende uma avaliação para analisarmos se podemos te ajudar. Em alguns casos a cirurgia não é necessária e o tratamento conservador pode ajudar.
Att, Equipe IRV
Tenho sentido uma pressão continua na lombrar , que já dura mais de 3 meses, devo me preocupar?
Agatha, 3 meses com dores já é um sinal de alerta.
Agende uma avaliação com nossa equipe que certamente poderemos ajudar.
Att, Equipe IRV