Tratamento do Nervo Ciático

Tudo o que você precisa saber para se livrar dessa dor. 

Para entendermos a melhor abordagem no tratamento do nervo ciático, é preciso conhecer suas características principais. 

O nervo ciático, o mais longo do corpo, origina-se da junção das raízes da lombar baixa, percorre as nádegas, a região posterior da coxa, se bifurca atrás do joelho e se estende até o pé. Devido à sua extensão, é propenso a sofrer impacto de sobrecargas mecânicas e compressões, tanto nas raízes quanto ao longo do seu percurso, o que torna a dor ciática uma queixa comum em algum momento da vida.

O tratamento do nervo ciático é amplamente buscado na internet e em consultórios, sendo o líder em queixas de dor nervosa. Descubra métodos avançados de tratamento para receber o cuidado personalizado que você merece.

Sintomas do Nervo Ciático

Os sintomas do Nervo Ciático incluem:

  • Dor na região lombar, que se estende para posterior de coxa;
  • Sensação de queimação na região;
  • Pontadas e agulhadas;
  • Falta de força muscular no membro inferior;
  • Redução da sensibilidade (como se a perna estivesse anestesiada).
  • Atividades específicas podem intensificar a dor, como sentar-se alongado, caminhar e flexionar a coluna.

O diagnóstico pode ser realizado clinicamente por fisioterapeutas especializados, sem a necessidade de exames de imagem.

É importante ressaltar que, sem orientação profissional, o tratamento do nervo ciático torna-se desafiador, uma vez que essa dor tem diversas origens, o que dificulta a criação de um tratamento padrão, já que cada paciente pode apresentar necessidades específicas.

Qual a origem da dor no Nervo Ciático?

As principais causas de dor no Nervo ciático são:

  1. Hérnia de disco – Algumas hérnias de disco são assintomáticas, porém em algumas situações podem gerar compressões nas raízes do nervo, manifestando a ciatalgia.
  2. Síndrome do piriforme – Um pouco menos frequente, mas não tão raro, é a síndrome do piriforme. O músculo piriforme é um músculo que se localiza no quadril, abaixo da musculatura glútea, e o nervo ciático passa bem próximo dele. Em alguns casos esse músculo é super solicitado, causando um estado de contratura, dessa forma comprimindo o nervo ciático. Essa situação é comum em praticantes de atividades físicas após aumento da intensidade dos treinos.
  3. Estenose do canal vertebral – Estenose na medicina significa estreitamento. Nesse caso o estreitamento do canal vertebral pode causar dor ciática. Esse estreitamento se dá por um processo degenerativo muito avançado, portanto só é possível ocorrer em idosos. Temos que tomar muito cuidado nesse diagnóstico, pois muito idoso com dor ciática é diagnosticado com estenose, entretanto nos testes clínicos o quadro não é compatível com estenose e tem tratamento adequado. Resumindo: nem todo idoso com dor ciática tem estenose, mas toda estenose é no idoso.
  4. Posições mantidas por logo período – Em alguns raros casos é possível sentir dor ciática sentando-se por muito tempo na musculatura que passa do lado do nervo, causando compressão. Por exemplo motoristas, cobradores, bancários entre outros.
  5. Nevralgia pós infecção viral – Infecções virais podem atingir o nervo, causando dores nervogênicas, o mais comum é o vírus do herpes zoster.
 

Qualquer tratamento do nervo ciático só pode ser iniciado após a identificação da origem da dor.

Procurando Tratamento para Nervo ciático?

O RCV é utilizado desde 2010 com ótimos resultados, proporcionando QUALIDADE DE VIDA, estimulando nossos pacientes ao retorno para suas atividades cotidianas e esportivas (sem dor).​

Tratamento Avançado do Nervo Ciático

O tratamento do Nervo Ciático é abordado de forma conservadora e medicamentosa. O Instituto RV destaca-se pelo programa RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, baseado na classificação de subgrupos. Nosso método exclusivo oferece resultados eficazes para restaurar a função e eliminar a dor.

Os subgrupos recebem modalidades terapêuticas como:

  1. Exercícios específicos (MDT*)
  2. Exercícios de estabilização lombar
  3. Mobilizações vertebrais
  4. Maca de flexo-distração eletrônica

A maca de flexo-distração utilizada pelo Instituto RV é ajustável, proporcionando procedimentos personalizados para:

  • Diminuir a compressão nas raízes nervosas.
  • Aumentar o espaço intervertebral, melhorando a circulação local.
  • Melhorar a movimentação vertebral.
+ de 0
Pacientes recuperados

Como diagnosticar dor no Nervo Ciático?

Além de confirmar a localização e sintomas da ciatalgia o diagnóstico também deve contar com testes específicos. O mais comum é o Lasegue.

O teste consiste em elevar passivamente a perna estendida do paciente. Caso o mesmo apresente dor o teste é positivo e é indicativo de envolvimento do nervo ciático.

O diagnóstico, ao contrário do que muitos pensam, é feita clinicamente, sem exames de imagem. Casos exista a necessidade de um estudo aprofundado uma ressonância magnética será solicitada para excluir patologias graves antes de iniciar o Tratamento do nervo ciático.

Por que escolher nosso tratamento para o nervo ciático?

Raramente necessária

Apenas 3% das lesões nas costas são cirúrgicas.

Alta Aceitação

Nosso tratamento é aprovado por 90% dos nossos pacientes.

Mais Rápido

Nosso programa de tratamento tem no máximo 10 sessões.

Diferentes técnicas

Utilizamos dezenas de técnicas de reabilitação porque cada paciente possui uma necessidade.

Autossustentável

Não precisa vir todo dia e ensinamos a gerenciar o seu problema no longo prazo.

O RCV É UTILIZADO DESDE 2010, COM 90% DE APROVAÇÃO!

Choquinhos, infravermelho e outras aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Pronto para se movimentar com a gente?

Encontre o IRV mais próximo de você, marque seu tratamento do nervo ciático!

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?