Existem diversas causas para o famoso zumbido no ouvido, algumas delas difíceis de identificar, enquanto outras são mais evidentes. Uma das causas subjacentes desse problema está relacionada às alterações na articulação temporomandibular (ATM) e aos distúrbios temporomandibulares (DTMs) associados.
É comum, na nossa prática clínica, pacientes relatarem dor na ATM e zumbido associado.
Entre o canal auditivo e a articulação da mandíbula tem uma ponte óssea extremamente estreita (menos de 5 milímetros). Portanto, qualquer alteração que ocorra na ATM essa ponte óssea pode ser comprimida, gerando o zumbido.
A solução do problema vai depender do que está ocasionando essa compressão, que pode ser desde um mau posicionamento da cabeça da mandíbula até um processo inflamatório nos músculos, ligamentos, disco e cápsula articular.
Um reposicionamento da articulação temporomandibular associado a exercícios de musculatura cervical local e mastigatória pode aliviar o zumbido.
A fisioterapia pode ajudar!
O Fisioterapeuta é o profissional mais indicado para avaliar as alterações funcionais, e de movimento, da articulação temporomandibular. Após essa avaliação, é possível verificar se o Zumbido tem ou não relação com essas alterações e, assim, prescrever o tratamento com a técnica mais adequada para cada caso.
Quer saber se seu zumbido tem solução?
No Instituto RV os fisioterapeutas estão preparados para avaliar a disfunções temporomandibulares (DTMs) e direcionar para o tratamento fisioterapêutico mais adequado para cada paciente, aliviando a dor, o zumbido, melhorando a mastigação e a amplitude de movimento.
Nesse caso são diversas as possibilidades de intervenções:
- Relaxamento da musculatura intraoral e musculatura orofacial e cervical
- Mobilizações manuais para alívio da dor;
- Controle de possíveis processos inflamatórios.
- Mobilização da coluna cervical;
- Mobilização da articulação têmporomandibular;
- Eletroestimulação seletiva mastigatória;
- Exercícios posturais
- Ativação da musculatura profunda da coluna cervical;
- Ativação e fortalecimento da musculatura mastigatória;
- Reposicionamento mandibular.
A importância de uma avaliação completa para o zumbido
É importante citar que muitos casos de suspeita de alterações e dor na DTM – ATM são, na verdade, de origem cervical. O fisioterapeuta é o profissional mais habilitado para fazer essa diferenciação e prescrever o melhor tratamento. Um dos fatores que podem fazer com que para o paciente não melhora sua dor da ATM ou do zumbido é não investigar a relação da Cervical com a queixa do paciente!
No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.
Clique aqui para ver a unidade mais próxima ou localize no mapa abaixo: