Disfunções Temporomandibulares (DTMs) são as causadoras de muitos problemas, entre eles, um dos maiores males da humanidade – as dores de cabeça.
Pode parecer raro um problema na mandíbula ter relação com dores de cabeça, mas acredite: é mais comum do que você pode imaginar, e a boa notícia é que há tratamento para esses DTMs.

A principal característica é a dor em forma de aperto, que tende a melhorar em momentos de relaxamento. Além disso, os DTMs podem agravar a intensidade e a frequência de outros tipos de dores já preexistentes, como a enxaqueca.
É comum também, os pacientes com DTMs apresentarem ainda dores no pescoço, no ouvido e na face e dificuldade (com ou sem estalos) ao abrir e fechar a boca – sinais esses que aparecem sem motivo aparente.
O Instituto RV realiza tratamento para DTMs e dor de cabeça em todas as suas unidades.
Diagnóstico DTMs
O diagnóstico da DTM pode ser realizado por um fisioterapeuta com especialização nas Articulações Temporomandibulares (ATM), que também será o responsável por traçar um plano de reabilitação e executar o tratamento para DTM.
Assim como todas as articulações do nosso corpo, a ATM pode passar por processos de reabilitação no caso de aparecimento de lesões ou desordens do bom funcionamento, e o tratamento conservador é altamente eficaz. Considerando as características específicas da Articulação Temporomandibular, todas as técnicas fisioterapêuticas utilizadas em outras regiões também fazem efeito na ATM, como exercícios de fortalecimento, mobilização articular e educação pós tratamento.
Sofre com dores na cabeça e na ATM?
Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você.