Espondilólise em jovens pode aparecer devido a excesso de treinamento ou o exercício feito de forma errada.
Espondilólise é um termo, para definir um defeito na pars interarticulares ou istmo das vértebras da coluna. Ocorre principalmente na lombar baixa L5-S1, podendo ser uni ou bilateral associado á uma espondilolistese (deslocamento vértebra em relação a vértebra subseqüente)
Ainda que os defeitos congênitos ou de desenvolvimento existam, o que se vê hoje é um aumento da prevalência desse tipo de lesão em atletas jovens, onde a fratura por fadiga da pars ou istmo são causadas principalmente pela repetição de movimentos de hiperextensão de coluna lombar observado principalmente na ginastica, natação, tênis e voleibol.
O que difere de outras fraturas de estresse da espondilólise é a predisposição genética, rarefação ou ausência de calo ósseo com idade de aparecimento muito precoce.
O praticante de atividade física pode relatar dor ao impacto do solo ou déficit de flexibilidade da parte posterior da coxa.
O inicio do quadro de dor é progressivo e pode gerar dor intermitente sem associação com fatores neurológicos (formigamentos nos membros inferiores). Normalmente são vistos quando associados a espondilolistese.
Alguns aspectos que podemos encontrar nessa lesão:
- Hiperlordose (aumento da lodosa lombar) e atitude escoliótica devido a dor;
- Contratura da musculatura paravertebral;
- Reprodução da dor ao movimento de hiperextensão de coluna.
A prevalência dessa lesão diminui após os 20 anos de idade e volta a aumentar somente a partir dos 60 a 80 anos de idade.
Mas lembre-se! Atividades, que geram movimentos repetitivos de hiperextensão podem aumentar o risco da Espondilólise em jovens e crianças.
Em casos como esses com melhora da estabilidade através do treinamento dos músculos estabilizadores locais e globais, além disso, a maca de descompressão, que auxilia na mobilização facetária sem gerar estresse mecânico a unidade vertebral.
[accordion autoclose=”true” openfirst=”false” clicktoclose=”true” usebuttons=”true”]
[accordion-item id=”ver-fone4″ class=”ver-telefone” state=”closed” title=”CENTRAL DE ATENDIMENTO”]DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888[/accordion-item]
[/accordion]
O tratamento de Espondilólise no Instituto RV é supervisionado por profissionais capacitados e focado na recuperação da estabilidade da coluna através do treinamento dos músculos estabilizadores locais e melhora do posicionamento e postura lombar através do recrutamento muscular postural.
Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você.
Saiba mais sobre espondilolistese e espondilólise.