O Brasil é um dos recordistas em cirurgia para hérnia de disco no mundo inteiro mas as últimas pesquisas indicam que essa pode não ser a melhor opção.
A grande maioria dos pacientes que tem dor nas costas, e fazem uma Ressonância Magnética onde aparece uma hérnia de disco, ficam assustados com essa constatação e logo pensam que possuem uma patologia grave que gera incapacidades. Muitos pacientes acreditam que terão que parar suas atividades ocupacionais e esportivas ou terão que realizar longos tratamentos ou optarem por realizar uma cirurgia de coluna. Mas será que isso é realmente verdade ou apenas criou-se um mito sobre a malignidade da Hérnia de disco?
A fisioterapia deve ser a 1ª primeira opção de tratamento para Hérnia de Disco.
Um estudo publicado em 2010 por uma revista Inglesa, feito por médicos ingleses, retrata um pouco o que os novos estudos e pesquisas apontam:
A hérnia de disco nem sempre é a vilã da história.
Esse estudo acompanhou 37 pacientes com Hérnia de Disco por 7 anos. Os pesquisadores mensuraram o volume dessas Hérnias de Disco e fizeram testes de dor nos indivíduos. O objetivo era observar o que o tratamento conservador (não cirúrgico) resultaria nesse grupo de pacientes após um longo período (7 anos).
Durante o estudo apenas 4 pacientes desistiram do tratamento conservador e optaram em realizar cirurgia de coluna (discectomia). Dos 4 pacientes NENHUM resolveu seu problema após 7 anos:
- Dois tinham sintomas ocasionais (50%)
- Um tinha sintomas freqüentes (25%)
- Um teve recidiva tardia (25%)
Já os que optaram pelo tratamento conservador apresentaram os seguintes resultados após 7 anos:
- 87 % mostraram melhora clínica completa e sustentaram a melhora
- 17% tiveram sintomas recorrentes
No início do estudo, os pesquisadores formularam 5 questões relevantes sobre optar por cirurgia de coluna ou não. Após os 7 anos do estudo chegaram as seguintes conclusões:
1 – É seguro adotar uma política de “esperar e tratar sem cirurgia de coluna” casos de HMD, permitindo a possibilidade do problema se resolver espontaneamente quando há sinal de melhora precoce?
Resposta: Sim, é seguro
2- Casos de hérnia de disco podem mostrar melhora clínica completa, e sustentar essa melhora no longo prazo?
Resposta: Sim, 83% tiveram melhora completa e sustentaram a melhora
3- Existe uma tendência de hérnia de disco gerarem dores recorrentes aos pacientes se não realizarem cirurgia de coluna?
Resposta: Somente 17% dos indivíduos sentiram sintomas recorrentes
4- Existe um risco de lesão no nervo ou da cauda equina pela abordagem conservadora?
Resposta: Não há risco de lesão do nervo ou cauda eqüina quando há sinal de melhora clínica
5- O que acontece com o núcleo pulposo que extravasa para o canal do nervo? Ele é reabsorvido no longo prazo?
Resposta: HMD geralmente reduzem seu volume, e APÓS SEIS MESES SÃO APENAS UM TERÇO DO SEU TAMANHO ORIGINAL.
O resultados do estudo mostra que a Hérnia de disco não é uma patologia grave e sua indicação para cirurgia de coluna só deve ser feita em casos muitos específicos onde o tratamento conservador, BEM EXECUTADO, falhou nos resultados.
O Instituto RV, já tratou mais de 5 mil pacientes com seu tratamento não cirúrgico para dor nas costas.
O RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral tem como base uma avaliação clínica completa através de testes funcionais e clínicos que identificam a origem da dor permitindo um tratamento seguro, rápido e eficaz.
[accordion autoclose=”true” openfirst=”false” clicktoclose=”true” usebuttons=”true”]
[accordion-item id=”ver-fone4″ class=”ver-telefone” state=”closed” title=”CENTRAL DE ATENDIMENTO”]DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888[/accordion-item]
[/accordion]
Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/…/PMC30252…/pdf/rcse9202-147.pdf
Respostas de 2
Tenho dor coluna cervical e lombar. Meu convênio é o pasa plus. Tenho ressonância magnética também.
Ana, boa tarde.
Não aceitamos plano de saúde mas providenciamos toda documentação para você pleitear reembolso ou descontar do imposto de renda. Infelizmente o plano só cobre sessão em grupo e aqui no Instituto RV o atendimento é sempre individual.
Ligue para mais informações. Os preços são acessíveis e parcelamos nos pacotes.