Estudo da Jospt, revista de maior credibilidade na área de fisioterapia, comprova a eficácia de tração mecânica e exercícios, em pacientes que apresentam dores em região da coluna cervical
Existem 2 tipos de tração: mecânicas e sobre a porta. Tração mecânica é aplicada ao pescoço em uma clínica de fisioterapia, onde o paciente fica de costas e uma máquina estica suavemente o pescoço para diminuir a pressão sobre o nervo irritado. Já a força sobre a porta é realizada com o paciente sentado, com um sistema de pesos e roldanas ligadas a uma porta, que é usado para alongar progressivamente o pescoço. Um relatório de pesquisa publicado na edição de fevereiro 2014 do JOSPT (Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy) explora qual método de tração funciona melhor.
NOVOS INSIGHTS
Para este estudo, os pesquisadores trataram de 86 pacientes durante 4 semanas. Cerca de um terço dos pacientes recebeu somente exercícios, a um terço foram dados exercícios e tração mecânica, e o outro terço recebeu exercícios e tração sobre a porta. Além disso, todos os pacientes receberam exercícios destinados a fortalecer o pescoço e os músculos superiores das costas e foram instruídos a ficarem o mais ativo possível durante este período. Os resultados deste processo foram medidos depois de 4 semanas, 6 meses e 1 ano .
No final de 4 semanas, todos os pacientes sentiam-se melhores. No entanto, apenas os pacientes tratados com tração mecânica mantiveram suas melhorias 6 meses e 1 ano depois. Especificamente, os pacientes tratados com tração mecânica tiveram uma melhora de 20% na deficiência aos 6 meses e 1 ano. Os pacientes tratados com tração sobre a porta só tiveram uma melhora de 15% nesses mesmos momentos. Os pesquisadores concluíram que a combinação de exercícios e tração mecânica era mais eficiente em 6 meses e 1 ano do que o tratamento que combinava exercícios e tração sobre a porta ou exercício sem tração.
CONSELHOS PRÁTICOS
Os pacientes com radiculopatia cervical podem ser beneficiados a partir de um programa de fisioterapia que inclui tração mecânica e exercícios. Os principais benefícios são menos dor e melhor capacidade para realizar atividades diárias. Embora este tratamento tenha sido muito bem sucedido para este grupo específico de pacientes com dor pescoço e nos braços, pode não ser efetivo ou mesmo adequado para todos os pacientes com dor na região do pescoço. Seu fisioterapeuta pode realizar uma avaliação completa para ajudar a determinar se você é um bom candidato para este tratamento. Para mais informações sobre tratamento para dor pescoço e dores nos braços, entre em contato com um fisioterapeuta especializado em lesões músculo-esqueléticas.
Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você.
Por este e outros assuntos, visite o JOSPT em www.jospt.org.
* Texto extraído do Jornal da Terapia Ortopédica e Esportes Físicos (JOSPT)