Tratamento para Joanete no Instituto RV
Você sabia que, cerca de 30% da população tem joanete e que eles são mais frequentes em idosos e 10x mais comum entre as mulheres, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tornozelo e Pé?
O joanete, tecnicamente chamada hálux valgo, ocorre por uma deformidade caracterizada por um desvio lateral do primeiro dedo resultando em uma proeminência medial dolorosa.
Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre joanete e seus tratamentos. Boa leitura!
O que é Joanete?
Já reparou em todas as funções que os nossos pés exercem em nosso corpo? Olha só algumas delas:
- Recebem o peso do nosso corpo;
- Promovem o nosso equilíbrio;
- Realizam movimento;
- Geram propulsão e locomoção.
Para manter essas funções, é de suma importância a utilização de calçados adequados que mantenham a descarga correta do peso no pé, caso contrário, podem aparecer deformação e lesões, dentre elas o Joanete!
O Joanete habitualmente vem associado com um aumento da descarga de peso no ante-pé, principalmente na região medial (interna). Com essa descarga aumentada na região, o primeiro dedo não mantém a estabilidade e começa a “deformar”.
O nosso pé é constituído por 19 músculos, 26 ossos, 107 ligamentos, 33 articulações e grande número de tendões. É fácil entender que uma estrutura tão complexa como essa e com tantas funções diferentes esteja sujeita a alterações anatômicas.
A principal característica da Joanete é a formação de uma “saliência óssea” na articulação metatarsofalângica do hálux, ou seja, na base do primeiro metatarso (osso longo que liga os dedos à parte central dos pés).
Vale ressaltar que os joanetes têm pouca relação com a atividade profissional e nenhuma prevalência para pessoas destras ou canhotas.
Tipos de Joanete
Podemos identificar 2 tipos de joanete:
- O Hallux valgus: o tipo de joanete que afeta o primeiro dedo ou “dedo grande” do pé, sendo esta a deformidade mais comum (tipo de joanete mais frequente).
- A Joanete Sastre ou bunionette: o Joanete que afeta o quinto dedo ou dedo mínimo, popularmente conhecido por “dedo mindinho, dedo pequeno ou dedinho do pé”, também conhecido como joanete de alfaiate devido à prevalência deste tipo de joanete nesta profissão (devido ao uso das máquinas de costura).
Procurando tratamento para joanete?
Causas da Joanete
A hereditariedade é considerada o fator predisponente mais relevante, com alguns estudos mostrando uma tendência familiar em 68% dos casos. Mas, há outros fatores também como doenças degenerativas (como artrite reumatóide e gota), e alterações neurológicas (derrame, paralisia cerebral, trauma de coluna (medular).
Fatores específicos: características anatômicas locais predispõe a deformidade com pé plano, primeiro metatarso curto, instabilidade da primeira articulação metatarso-cuneiforme dentre outras.
Fatores externos: uso excessivo de calçados inadequados, atividades esportivas de impacto, sobrepeso e sedentarismo, dentre outras.
Principais sintomas Joanete
Apesar de alguns casos de joanete serem assintomáticos, os sintomas mais comuns que se manifestam são:
- Saliência óssea parecida com um calo na base do dedão;
- Dor, rubor e calor na articulação por causa do processo inflamatório na articulação;
- Formação de calosidades nos dedos comprometidos e na planta dos pés;
- Espessamento da pele na base do dedão;
- Rigidez progressiva do dedo deslocado.
Tratamento para Joanete
O joanete tem cura, mas não existe um tratamento padrão para todos os casos.
A decisão terapêutica depende do grau de deformidade, da intensidade dos sintomas, lesões associadas e grau de demanda mecânica do paciente. O tratamento conservador não visa à correção da deformidade mas sim o alívio dos sintomas e impedir a progressão do desvio.
No Instituto RV realizamos o tratamento através de exercícios específicos e Palmilhas 3D sob Medida.
Os exercícios específicos podem ajudar no alívio da dor e diminuição da inflamação. É também importante a reabilitação da marcha, que envolve o equilíbrio muscular e adequado alinhamento das articulações do membro inferior. Um membro inferior forte e equilibrado pode ajudar na diminuição da progressão.
As Palmilhas sob Medida são um excelente recurso para quem sofre com Joanete. O objetivo é distribuir a descarga de peso durante as atividades do dia dia, diminuindo a pressão exercida durante a caminhada ou atividade física sobre a deformidade. Para sabermos quais correções deve ser utilizadas na palmilha, realizamos uma avaliação clínica e o exame de Baropodometria Computadorizada. Dessa forma temos uma chance maior de sucesso.
Nas mulheres é desaconselhado o uso de sapatos de salto alto, pois pressionam os lados do pé, agravam as queixas e podem provocar metatarsalgias.