9 VERDADES SOBRE TENDINOPATIA

A tendinopatia afeta milhões de brasileiros e é uma das lesões que mais causam afastamentos do trabalho.

O que é tendinopatia?

Teoricamente, a tendinopatia seria uma lesão tecidual, um processo de degeneração/inflamação que ocorre em um tendão provavelmente sobrecarregado. É constante as queixas de pacientes que fazem tratamento por meses sem conseguirem melhorar seus quadros de dor e incapacidade.

Verdades sobre Tendinopatia

Durante anos o tratamento se concentrou na eliminação do processo inflamatório através de medicação e na diminuição da sobrecarga sobre a lesão. Em muitos casos, o paciente diagnosticado com tendinite, era submetido a imobilizações que tinham como objetivo a melhora da dor. Após a imobilização o paciente era encaminhado para a fisioterapia que utilizava técnicas passivas de tratamento com Ultra-som, Infra-vermelho e TENS.

Apesar de ser amplamente utilizado atualmente, esse modelo de abordagem não tem respaldo na literatura científica e a abordagem correta deveria ser bem diferente da utilizada na maioria das clínicas.

Para nos ajudar a entender como deve ser o tratamento das tendinite, nada melhor que verificar o que os estudos e pesquisas tem descoberto sobre TENDINOPATIAS. O fisioterapeuta Australiano, Peter Malliaras, PhD, listou 9 itens fundamentais que todo profissional da saúde e todo paciente devem saber para que o tratamento seja realmente efetivo:

  1. A TENDINOPATIA NÃO MELHORA COM O REPOUSO. A dor pode até aliviar parcialmente mas o retorno à atividade é muitas vezes doloroso. Isso ocorre porque o repouso não faz nada para aumentar a tolerância do tendão para receber cargas e quando o paciente volta as suas atividades acaba sentindo dor novamente.
  2. ANTIINFLAMATÓRIO NÃO RESOLVE. Embora existam algumas células inflamatórias e agentes bioquímicos envolvidos na TENDINOPATIA, a mesma não é considerada uma resposta inflamatória clássica. Anti-inflamatórios podem ajudar se você tem níveis de dor muito altos, mas não está claro o efeito que eles têm sobre as células reais. Assim como o repouso, o antiinflamatório pouco vai fazer para melhorar a estrutura do Tendão com TENDINITE.
  3. A TENDINOPATIA TEM VÁRIAS ORIGENS. O principal fator de aparecimento da TENDINITE é uma mudança súbita nas atividades cotidianas, por exemplo. 1) Atividades que requerem o tendão para armazenar energia (por exemplo andar, correr, pular 2) Cargas que comprimem o tendão. Algumas pessoas são predispostas por causa da biomecânica (por exemplo, capacidade muscular ou resistência fracas) ou fatores sistêmicos (por exemplo, idade, menopausa, colesterol elevado, aumento da susceptibilidade à dor, etc.). Pessoas predispostas podem desenvolver dor no tendão, mesmo com mudanças sutis em sua atividade.
  4. EXERCÍCIO É O MELHOR TRATAMENTO. O exercício é a melhor intervenção terapêutica para TENDINOPATIA (Possui maior base de evidências nas pesquisas). Os tendões precisam ser exigidos progressivamente, para que possam desenvolver uma maior tolerância aos estímulos que um indivíduo necessita para suportar em sua vida do dia-a-dia. Na grande maioria dos casos (mas não em todos) a TENDINOPATIA não melhorará sem este estímulo progressivo de carga nos exercícios.
  5. A MODIFICAÇÃO DE CARGA É IMPORTANTE PARA ELIMINAR A DOR. Isso geralmente envolve a redução (pelo menos em curto prazo) da carga tendinosa abusiva que envolve armazenamento de energia e compressão.
  6. HÁ POUCA CORRELAÇÃO ENTRE EXAMES DE IMAGENS E DOR NA TENDINOPATIA. Isso significa que mesmo pacientes que não possuem dor podem ter exames de imagens diagnosticando TENDINITE. Além disso a confirmação da lesão pelo exame de imagem pouco contribui para o tratamento. Pessoas com TENDINITES “graves” diagnosticadas em exames não terão necessariamente um resultado pior do que aquele paciente que teve um exame com lesão leve. Isso pouco importa para a recuperação já que na maioria dos tratamentos o objetivo é melhorar a dor e função e não a cura do tecido lesionado.
  7. A TENDINOPATIA RARAMENTE MELHORA COM TRATAMENTOS PASSIVOS NO LONGO PRAZO. Massagem, ultra-som terapêutico, injeções, aplicação de infra-vermelho são geralmente pouco eficazes. O exercício e tratamentos passivos são adjuntos. As injeções múltiplas, em particular, devem ser evitadas, uma vez que isso geralmente está associado a um resultado mais limitado.
  8. O EXERCÍCIO DEVE SER INDIVIDUALIZADO. O exercício deve ser baseado na dor do indivíduo e apresentação da função. Deve haver aumento progressivo na carga para permitir a restauração da função respeitando a dor.
  9. A REABILITAÇÃO COM EXERCÍCIOS REQUER TEMPO. O paciente precisa ter paciência, garantir que o exercício seja feito de forma correta e com a progressão adequada. Deve-se tentar resistir à tentação comum de aceitar “atalhos” como injeções e cirurgia. Muitas vezes esses atalhos retardam a real reabilitação.

Qual o melhor Tratamento para tendinopatia?

Para uma completa recuperação do tendão lesionado, a fisioterapia deve recuperar a capacidade do tendão em receber carga. Existem diferentes tipos de estratégias progressivas de exercícios que aliviam a dor e recuperam a capacidade do tendão em receber carga.

Esqueçam os recursos passivos de tratamento como “choquinhos”, ultrasom e luzes infravermelhas. Esses recursos são ineficazes para a recuperação definitiva da tendinite.

No Instituto RV realizamos tratamento baseado em exercícios para os pacientes com TENDINITE.

quer tratar a sua tendinite?

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Seguimos o que a literatura atual propõe e temos muito sucesso nos resultados. Se você tem TENDINOPATIA e não está tendo bons resultados venha fazer uma avaliação com um de nossos profissionais antes da lesão ficar crônica. Os atendimentos são individualizados e a melhora total acontece na grande maioria dos casos.

Saiba mais sobre nosso tratamento clicando aqui.

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 respostas

  1. Olá boa noite !!!tenho tendinopatia de calcaneo tenho mtas dores antiflamatorio não diminuem a dor fisioterapia tbm não adianta mais o q eu faço?

    1. Lucilene, bom dia.
      É necessário fazer uma avaliação clínica para identificar a origem da lesão e saber se a dor vem mesmo da tendinopatia. Além disso, existem dezenas de modalidades de fisioterapia. É necessário identificar a origem da lesão e dor para depois saber qual modalidade é mais efetiva em cada caso. Procure um bom profissional pois a tendinopatia pode e deve ser tratada com recuperação de 100%. Para mais informações ligue 20911267.

      Att, Equipe RV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?