TENDINITE – TRATAMENTO

Se você tem Tendinite, fique tranquilo! Você não está sozinho. Tendinite é uma das lesões mais comuns em clínicas de fisioterapia. 

Essa grande quantidade de pessoas com tendinite ocorre porque o tendão é um tecido pouco vascularizado (chega pouco sangue e oxigênio) que recebe muita carga tensional durante as atividades do dia a dia.

Tendinite

Além de uma maior suscetibilidade para a lesão, o tendão também apresenta dificuldade nas fase de cicatrização exatamente pelo motivo de ser pouco vascularizado (pouco sangue e oxigênio participando da cicatrização) e muitas vezes resulta numa remodelação de baixa qualidade.

Além disso, a abordagem passiva de tratamento na maioria das clínicas de fisioterapia através de “choquinhos”, ultrasom e banhos de luz é inadequada e ineficaz para a resolução da lesão, propiciando assim um cenário ideal para que a tendinite se torne crônica.

O tratamento da tendinite deve ser feito através de exercícios específicos e progressivos.

É importante que o tratamento da tendinite seja feito com exercícios específicos e progressivos. Muitos pacientes acreditam que exercícios podem aumentar a dor mas isso só acontece quando o tipo de exercício ou a dose estão errados.

Se a fisioterapia não for feita gerando estresse necessário para estimular a remodelação do tecido, o tendão não terá sua função restaurada e a dor provocada pela tendinite continuará presente.

Para restaurar o tendão, aliviar a dor e diminuir a chance de recidiva, é necessário aplicar força de tensão no tendão precocemente, estimulando a remodelação do colágeno para restaurar a função normal. Um bom fisioterapeuta possui recursos para aplicar a técnica correta.

Quer melhorar da sua tendinite?

Atendimento individual feito por profissionais especializados. Fuja de tratamentos ineficazes!

Qual o melhor tratamento para a tendinite?

O tratamento na maioria dos casos é conservador com medicação e fisioterapia feita através de exercícios específicos.

A fisioterapia tem que inicialmente focar no alívio da dor e depois no restabelecimento da função muscular e do tendão. Recentemente vários estudos mostram a importância da utilização de exercícios excêntricos para restruturação das fibras lesionadas.

Tratamentos passivos como “choquinhos”, infravermelho e ultrasom possuem baixíssima eficácia. Por isso tratamento tem que ser feito preferencialmente através de exercícios específicos.

Em todas as unidades do Instituto RV são utilizados diversas modalidades de recursos terapêuticos para o tratamento da Tendinite. Entre os recursos utilizados estão:

  1. Técnicas de Terapia Manual para analgesia
  2. Agulhamento a seco (Dry Needling)
  3. Exercícios que estimulem a movimentação do tendão na área afetada de forma precoce
  4. Utilização do protocolo PZ/NP (produz/não piora) onde a carga inicial de exercício é aquela que gera dor mas não piora o paciente após a execução
  5. Exercícios progressivos (inicialmente exercícios resistidos ou técnicas modificadas que progridem para as atividades ocupacionais e esportivas)
  6. Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  7. Exercícios progressivos e excêntricos para cicatrização das fibras lesionadas

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões. 

Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.