Zumbido no ouvido. A fisioterapia pode ajudar?

Diversas são as causas do famoso zumbido no ouvido, algumas difíceis de identificar, outras não. Uma das causas desse problema são alterações na articulação temporomandibular (ATM) e os distúrbios temporomandibulrares (DTMs) associados.

É comum, na nossa prática clínica, pacientes relatarem dor na ATM e zumbido associado.

Zumbido

Entre o canal auditivo e a articulação da mandíbula tem uma ponte óssea extremamente estreita (menos de 5 milímetros). Portanto, qualquer alteração que ocorra na ATM essa ponte óssea pode ser comprimida, gerando o zumbido.

A solução do problema vai depender do que está ocasionando essa compressão, que pode ser desde um mau posicionamento da cabeça da mandíbula até um processo inflamatório nos músculos, ligamentos, disco e cápsula articular.

Um reposicionamento da articulação temporomandibular associado a exercícios de musculatura cervical local e mastigatória pode aliviar o zumbido.

A fisioterapia pode ajudar!

O Fisioterapeuta é o profissional mais indicado para avaliar as alterações funcionais, e de movimento, da articulação temporomandibular. Após essa avaliação, é possível verificar se o Zumbido tem ou não relação com essas alterações e, assim, prescrever o tratamento com a técnica mais adequada para cada caso. 

Quer saber se seu zumbido tem solução?

Marque sua consulta em uma de nossas unidades!

No Instituto RV os fisioterapeutas estão preparados para avaliar a disfunções temporomandibulares (DTMs) e direcionar para o tratamento fisioterapêutico mais adequado para cada paciente, aliviando a dor, o zumbido, melhorando a mastigação e a amplitude de movimento.

A importância de uma avaliação completa para o zumbido

É importante citar que muitos casos de suspeita de alterações e dor na DTM – ATM são, na verdade, de origem cervical. O fisioterapeuta é o profissional mais habilitado para fazer essa diferenciação e prescrever o melhor tratamento. Um dos fatores que podem fazer com que para o paciente não melhora sua dor da ATM ou do zumbido é não investigar a relação da Cervical com a queixa do paciente! 

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.