Tratamento para Joanete no Instituto RV

Tratamento para Joanete no Instituto RV

Você sabia que, cerca de 30% da população tem joanete e que eles são mais frequentes em idosos e 10x mais comum entre as mulheres, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tornozelo e Pé?

O joanete, tecnicamente chamada hálux valgo, ocorre por uma deformidade caracterizada por um desvio lateral do primeiro dedo resultando em uma proeminência medial dolorosa.

Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre joanete e seus tratamentos. Boa leitura!

O que é Joanete?

Já reparou em todas as funções que os nossos pés exercem em nosso corpo? Olha só algumas delas:

  • Recebem o peso do nosso corpo;
  • Promovem o nosso equilíbrio;
  • Realizam movimento;
  • Geram propulsão e locomoção.

Para manter essas funções, é de suma importância a utilização de calçados adequados que mantenham a descarga correta do peso no pé, caso contrário, podem aparecer deformação e lesões, dentre elas o Joanete!

O Joanete habitualmente vem associado com um aumento da descarga de peso no ante-pé, principalmente na região medial (interna). Com essa descarga aumentada na região, o primeiro dedo não mantém a estabilidade e começa a “deformar”.

Tratamento Joanete

O nosso pé é constituído por 19 músculos, 26 ossos, 107 ligamentos, 33 articulações e grande número de tendões. É fácil entender que uma estrutura tão complexa como essa e com tantas funções diferentes esteja sujeita a alterações anatômicas.

A principal característica da Joanete é a formação de uma “saliência óssea” na articulação metatarsofalângica do hálux, ou seja, na base do primeiro metatarso (osso longo que liga os dedos à parte central dos pés).

Vale ressaltar que os joanetes têm pouca relação com a atividade profissional e nenhuma prevalência para pessoas destras ou canhotas.

Tipos de Joanete

Podemos identificar 2 tipos de joanete:

  1. O Hallux valgus: o tipo de joanete que afeta o primeiro dedo ou “dedo grande” do pé, sendo esta a deformidade mais comum (tipo de joanete mais frequente).
  2. A Joanete Sastre ou bunionette: o Joanete que afeta o quinto dedo ou dedo mínimo, popularmente conhecido por “dedo mindinho, dedo pequeno ou dedinho do pé”, também conhecido como joanete de alfaiate devido à prevalência deste tipo de joanete nesta profissão (devido ao uso das máquinas de costura).

Procurando tratamento para joanete?

No Instituto RV realizamos uma Avaliação Criteriosa para definir a melhor conduta de tratamento!

Causas da Joanete

A hereditariedade é considerada o fator predisponente mais relevante, com alguns estudos mostrando uma tendência familiar em 68% dos casos. Mas, há outros fatores também como doenças degenerativas (como artrite reumatóide e gota), e alterações neurológicas (derrame, paralisia cerebral, trauma de coluna (medular).

Fatores específicos: características anatômicas locais predispõe a deformidade com pé plano, primeiro metatarso curto, instabilidade da primeira articulação metatarso-cuneiforme dentre outras.

Fatores externos: uso excessivo de calçados inadequados, atividades esportivas de impacto, sobrepeso e sedentarismo, dentre outras.

Principais sintomas Joanete

Apesar de alguns casos de joanete serem assintomáticos, os sintomas mais comuns que se manifestam são:

  • Saliência óssea parecida com um calo na base do dedão;
  • Dor, rubor e calor na articulação por causa do processo inflamatório na articulação;
  • Formação de calosidades nos dedos comprometidos e na planta dos pés;
  • Espessamento da pele na base do dedão;
  • Rigidez progressiva do dedo deslocado.

Tratamento para Joanete

O joanete tem cura, mas não existe um tratamento padrão para todos os casos.

A decisão terapêutica depende do grau de deformidade, da intensidade dos sintomas, lesões associadas e grau de demanda mecânica do paciente. O tratamento conservador não visa à correção da deformidade mas sim o alívio dos sintomas e impedir a progressão do desvio.

No Instituto RV realizamos o tratamento através de exercícios específicos e Palmilhas 3D sob Medida.

Os exercícios específicos podem ajudar no alívio da dor e diminuição da inflamação. É também importante a reabilitação da marcha, que envolve o equilíbrio muscular e adequado alinhamento das articulações do membro inferior. Um membro inferior forte e equilibrado pode ajudar na diminuição da progressão.

As Palmilhas sob Medida são um excelente recurso para quem sofre com Joanete. O objetivo é distribuir a descarga de peso durante as atividades do dia dia, diminuindo a pressão exercida durante a caminhada ou atividade física sobre a deformidade. Para sabermos quais correções deve ser utilizadas na palmilha, realizamos uma avaliação clínica e o exame de Baropodometria Computadorizada. Dessa forma temos uma chance maior de sucesso.

Nas mulheres é desaconselhado o uso de sapatos de salto alto, pois pressionam os lados do pé, agravam as queixas e podem provocar metatarsalgias.

marque sua consulta!

Avaliação clínica, Exame de Baropodometria, Palmilhas Sob Medida e Fisioterapia

Conheça nossas unidades clicando aqui!

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.